Terça-feira , Dezembro 12 2017
Home / Sobre nós / Welcome

Welcome

Seja Bem-Vindo ao Portal PORT’S PARADISE.

PPleao

Objeto e Vocação

Esta página, site, ou melhor ainda, Portal, é dedicado de forma exclusiva ao melhor embaixador de Portugal no mundo, desde há séculos, de seu nome Vinho do Porto, ou Port Wine, como mais gosto de referir. O seu principal objeto é o de ser um portal único e de referência a nível mundial, em exclusividade sobre e para o Vinho do Porto e a Região Demarcada do Douro, património mundial. Sei que é mais uma página que fala de Vinho do Porto, mas a sua vocação é de ser diferente entre as demais, com informação única, sem ter a vocação de outras páginas, a começar pela do IVDP e todas as outras, que possuem objetivos bem precisos, e nessa diversidade ser uma referência cá e lá fora. Por isso mesmo, a PORT’S PARADISE, complementa todas, numa vocação ampla, diferente e universal daquilo que já existe e é o portal onde todos são bem vindos e em que também todos se podem rever nele, porque vamos promover, mostrar e falar de todos.

copoPP

Também importante referir que este portal só se refere a tudo o que tem a ver com o Vinho do Porto assim como a Região Demarcada do Douro e nada mais, ou seja, o Vinho do Douro (DOC Douro), não é atendido, nem servido neste portal sendo atendido noutros, porque o Vinho do Douro é bom e famoso, mas para nós, não se pode comparar com o Vinho do Porto, nas mais diversas perspetivas, porque esse sim, único no mundo.

Origem

Desde que me conheço como tripeiro (nascido no Porto em 1960), que desde pequenino, era para mim um deslumbramento visitar o Palácio da Bolsa e as Caves em Vila Nova de Gaia, era um prazer e gosto enorme com que o fazia e pasme-se, estou a falar do Port Wine, eu que desde essa idade, nunca fui habituado a beber qualquer vinho ou outra bebida alcoólica, logo percebem então os meus amigos leitores que passou por outro tipo de bebidas, como leite, refrigerantes e muita água. Posso confessar que nos meus – acabados de fazer – 56 anos de vida, todo o Vinho do Porto que já bebi, não enche uma única garrafa de Port.

Com estes argumentos revelados até agora, sou uma desgraça para os produtores, pois efetivamente não bebo Vinho do Porto de forma regular, vou molhando os lábios e saborear este néctar que é único no mundo, vinho de e para reis, como os antigos dizem e bem dizem, quando estou em atos em que o Port Wine é servido e tenho de o fazer, molhando os lábios e saboreando o seu magnífico aroma e sabor.

Então como se compreende este gosto e paixão pelo Vinho do Porto. Olhem, deve-se a uma paixão maior da minha vida, com 55 anos de existência, são os comboios meus amigos, por causa deles, muito tarde (de que me arrependo muito por o não ter feito décadas antes), fiz de comboio a Linha do Douro até ao Pocinho, primeiro numa experiência solitária e depois durante vários anos com a minha mãe e namorada na altura e também elas, se apaixonaram por aquela paisagem única de quintas e vinhas, especialmente entre a Régua e o Pocinho. Eu além dessa experiência inesquecível, comecei a ler e a estudar para aprofundamento da minha cultura do conhecimento, toda a história majestosa e magnífica que está ligada ao Vinho do Porto e ao Alto Douro Vinhateiro. Por isso, há já alguns anos, de forma organizada criei com imensas limitações que os blogues revelam, um blogue, isso mesmo, dedicado ao Vinho do Porto, chamado PORT’S PARADISE e que foi criado (Established) em 10 de Outubro de 2003, portanto quase 12 anos já passados. Nesse site, fiz muita informação, entrevistas e visitas a VN Gaia e ao Douro. Depois, 2 ou 3 anos depois, o blogue foi descontinuado e não teve mais conteúdo, não porque me esqueci ou porque não quis, mas devido às circunstâncias da vida que muito dolorosas são de lembrar. Porque não me esqueço desta oferta que quero dar a todos, criei então agora em julho de 2015 um portal como deve ser, já com todas as mais valias, que os blogues não possuem, mas que recupera esse título que já teve, PORT’S PARADISE, e que inaugurei agora em 1 de Setembro de 2015, chegando então no tempo das vindimas e voltando assim à atividade regular de edição. E PORT’S porque não há só um tipo de Vinho do Porto e PARADISE, porque a Região Demarcada do Douro, inserida que está no Alto Douro Vinhateiro, é sem mais delongas e sem qualquer exagero, um autêntico paraíso, que eu e muitos outros já vimos e sentimos, e que é património mundial da Humanidade (UNESCO).

Quem somos nós

De referir, que embora seja pessoal e não tenha função de empresa, é sempre Luís MFC Moreira o responsável por qualquer aquisição, compra ou como injetor de capital, a fim de manter os custos e manutenção do portal e suportar qualquer evento ou oferta que o mesmo faça. Também se aceita qualquer oferta ou doação que alguém de forma individual ou colectiva, queira por bem fazer, a fim de ser mantida a manutenção do mesmo portal, sendo facultativa qualquer ação desse género, assim como qualquer livro ou revista que seja editada ou outro documento relevante sobre o Vinho do Porto e o Alto Douro Vinhateiro, o que desde já agradecemos, visto que não temos receitas sobre o trabalho que fazemos e a todos oferecemos.

bandeira 1a

Também desejamos esclarecer que todo o trabalho desenvolvido neste portal é realizado por uma só pessoa, no entanto, a fim de sermos mais “profissionais” naquilo que queremos dar a todas as pessoas, às entidades, às casas e empresas do Vinho do Porto, às Adegas Cooperativas e a todas as Quintas do Vinho do Porto, falamos e expressamo-nos sempre no plural de preferência, não por um súbito ataque de protagonismo ou outra coisa qualquer, mas porque fica mais condizente em termos de verdade, sobre quem dá e aquilo que oferece a todos, com muito gosto e paixão, de modo profissional, sem o ser no próprio sentido da palavra.

Oferta e Configuração

Fica então percebido que este portal é feito por uma só pessoa, não tem como vocação ser uma empresa, ou vender vinho, não, queremos fazer esta oferta que está por fazer, o nosso lema é honrar e prestigiar de forma contínua e permanente, a ilustre história do Port Wine através dos nossos escritos e das nossas imagens, em súmula, da nossa dedicação, amor e trabalho para com o velho embaixador. Este portal também foi pensado para ter o máximo de informação num só sítio, sem ser demasiado pesado, dividindo os conteúdos de forma bem compreensível, seja por quem não sabe nada da indústria do Vinho do Porto, seja por um especialista na matéria. A fim de simplificar a leitura no portal, as casas ou empresas do Vinho do Porto, são identificadas pelo seu nome mais conhecido (como por exemplo Ferreira e não A. A. Ferreira, e que as pessoas logo identificam) e não pelo nome de firma oficial longo e extenso. Outro exemplo que gostariamos de referir, tem a ver com as Quintas da Região Demarcada do Douro, classificando-as como de Tipo I (estas sim, do Vinho do Porto) e de Tipo II, sendo que as de Tipo I, a sua procura verificar-se-á dentro de cada sub-região (Baixo Corgo, Cima Corgo ou Douro Superior) da RDD. Em jeito de conclusão, a informação que pretende ou aquilo que quer saber, encontra de forma fácil no portal. Embora não fosse necessário, porque não ocorre (vender vinho), também inserimos a aceitação da indicação da idade legal, para qualquer visitante ou leitor, possa aceder a este nosso e vosso portal.

Agradecimentos

Desejamos também agradecer a todas as fontes, que sendo ou não (?) citadas, se destacam neste portal e só neste site e não noutros suportes, não se configurando em benefício ou receita pecuniária acrescida para a PORT’S PARADISE, seja em matéria de escrita, seja a nível fotográfico ou vídeo, que são do nosso arquivo na sua esmagadora maioria ou de outras organizações, media/press, organismos, casas, adegas e quintas, da wikipédia, das redes sociais e de muitos outros autores que agradecemos sempre e em cortesia. Sempre que possível e soubermos, mencionamos a fonte. Porque queremos ter um portal de qualidade como o Vinho do Porto merece, queremos afirmar que todas as fotos que neste portal se encontram, pertencem aos seus autores, e para ficarem todas com a mesma configuração e tamanho que caiba nos limites do site, são reduzidas as de dimensão maior e são todas encaixilhadas com o nosso modelo e todas levam num dos cantos o logo da PORT’S PARADISE (as de pequena dimensão, podem não levar caixilho e logo), sem prejuízo do que atrás é referido, ou seja, as fotos pertencem aos seus autores. No exemplo em baixo, percebe-se a diferenciação, ou seja, quando uma foto ou esquema não é nosso, leva o caixilho sem alguma inscrição e mais abaixo em forma de texto, vai o agradecimento e a cortesia. Quando uma foto é da PORT’S PARADISE, leva no caixilho o copyright, como se pode verificar em baixo também.

fotos

Se houver, conflito de interesses (o que desde já pedimos desculpa), agradecemos nos contatem para o e-mail info@portsparadise.eu a fim de procedermos em conformidade, podendo por exemplo vir a ser retirada a foto em questão, a pedido do seu autor. A todos, mais uma vez o nosso obrigado.

Um grande agradecimento da nossa parte também é devido a todos os leitores que fazem o favor de nos visitar e ler a informação e conteúdos que oferecemos, assim como a todos os protagonistas, ligados ao Vinho do Porto, a começar pelas entidades (IVDP, etc.), casas, adegas e quintas que nos acolhem de bom grado e também nos promovem, falando de nós, assim como alguns convites que já nos foram remetidos, por algumas quintas, para as visitarmos de forma pessoal, sim, desejamos ir e estar no meio de vós e realizar um trabalho válido, para todos.

Outro agradecimento é devido da nossa parte, para todos (entidades, grupos, casas, adegas e quintas) os que percebem a validade deste portal e com ele se identificam pelo seu conteúdo e oferta de qualidade, instalando nas suas instalações a nossa/vossa placa de identificação (Listed) que previamente enviamos, e que é visível por todos os que estejam nessas mesmas instalações.

Listeds

Exemplos de Listed’s e suas cores (Entidades, Grupos, Casas, Adegas Cooperativas e Quintas)

Também desejamos esclarecer que este portal, é sujeito a um grande grau de exigência, qualidade e de oferta de conteúdo, pelo que desejamos sempre corrigir quaisquer erros ou gralhas de escrita que possam acontecer e estar sempre atualizado, pelo que pedimos aos leitores que nos avisem e sinalizem erros ou gralhas que nos possam passar despercebidas.

A maior parte dos artigos que estão ligados à Produção, possuem na parte cimeira do mesmo, um botão de cor verde, ou de cor amarela ou ainda de cor encarnada. O seu significado percebe-se assim:

botoes

Em algumas zonas do país onde a cobertura e a velocidade da internet não é a mais rápida, pode demorar algum tempo a carregar todo o conteúdo deste site, visto que o mesmo possui grande quantidade de informação e imagens em formatos generosos. Tal facto, deve-se ao design e módulos que desejamos ter no portal, de maneira que de modo direto se possa ver e ler bem a informação lá colocada, não necessitando os leitores de estarem a aumentar o tamanho dos carateres, por exemplo.

lcm

.

<

p style=”text-align: justify”> 

Deixe uma resposta